Morreu Jorge Costa, histórico futebolista e diretor do FC Porto


Morreu o ex-futebolista Jorge Costa, aos 53 anos. A informação acaba de ser confirmada à Renascença por fonte do Hospital de São João.

O antigo jogador do FC Porto “entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência e verificou-se o óbito”, indica à RR o gabinete de comunicação daquela unidade hospitalar.

Jorge Costa sofreu um enfarte em 2022 e foi submetido a um cateterismo.

O antigo central do FC Porto fez 383 jogos pelo clube, ao qual regressou a convite de André Villas-Boas, o homem que sucedeu na presidência a Jorge Nuno Pinto da Costa. Nas Antas conquistou, para além da Champions e da Intercontinental em 2004, oito ligas portuguesas, cinco Taças de Portugal e cinco edições da Supertaça Cândido de Oliveira.

Nas seleções jovens, pelas quais disputou 42 jogos, teve o ponto alto em 1991, quando foi campeão do mundo de sub-20, no Estádio da Luz, contra o Brasil. Na seleção A disputou o Euro 2000 e o Mundial 2002.

O antigo central do FC Porto fez 383 jogos pelo clube, ao qual regressou a convite de André Villas-Boas, o homem que sucedeu na presidência a Jorge Nuno Pinto da Costa. O histórico defesa português, com 50 jogos pela seleção, representou ainda clubes como Penafiel, Marítimo, Charlton e Standard Liège, onde pendurou as botas em 2006.

A carreira de treinador começou imediatamente após ter pendurado as botas em 2006. Começou como adjunto no Sp. Braga, onde seria promovido a principal. Depois dessa aventura na Pedreira, seguiram-se trabalhos em clubes como Olhanense, Académica, Paços de Ferreira, Arouca, Farense, Académico de Viseu e AFS.

O antigo futebolista também andou lá fora, com passagens por países como Roménia, Chipre, França, Índia e Tunísia, nomeadamente nos clubes Cluj, AEL Limassol, Anorthosis, Tours e CS Sfaxien.

Entre 2014 e 2016 foi selecionador do Gabão, um país que conduziu à CAN 2015.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *